Tratamento para Milinius: O milium são lesões benignas amareladas ou esbranquiçadas, superficiais, que aparecerem na face e, principalmente, ao redor dos olhos, causados por acúmulo de óleo e pele nos poros.
Essas lesões são divididas em milium primário e secundário, caracterizadas de acordo com sua época de formação ou de acordo com sua fisiopatologia.
O milinium primário ocorre, geralmente, nos recém-nascidos, na região nasal e facial, considerada normal, uma vez que sua incidência é verificada em 50% dos recém-nascidos. Nesse caso, é comum que desapareçam espontaneamente dentro de alguns dias.
O milium secundário pode aparecer em qualquer parte do corpo, porem, é mais comum na face, que surgem durante o processo de reparação de bolhas subepidérmicas, após trauma cirúrgico e dermoabrasão. Sua formação acontece devido à obstrução de folículos pilossebáceos, ductos sudoríparos, ou quando a pele morta não se desprende, permanecendo presa em uma bolsa, sob a superfície da pele.
Pode ainda estar associado a diversas doenças, surgindo em cicatrizes de queimadura, acne, epidermólise bolhosa distrófica, porfiria cutânea tarda, líquen escleroso, líquen atrófico e penfigoide bolhoso.