Antes de qualquer tratamento com utilização de CO2 fracionado, os profissionais das Clínicas Leger realizam uma cuidadosa avaliação médica com o paciente. Os parâmetros a serem estabelecidos no equipamento variam de acordo com cada caso em particular, visando o resultado esperado para aquele paciente e suas características. Além dos parâmetros a serem estabelecidos no aparelho, cuidados específicos são tomados para maior conforto e segurança ao paciente.
Utilização de anestésico tópico: o anestésico deve ser aplicado uma hora antes do procedimento e reaplicado 30 minutos. Além do anestésico tópico, é possível realizar o bloqueio nervoso em pontos da face, de modo a buscar uma menor sensação de desconforto para o paciente.
Resfriamento da pele: a analgesia da pele também é realizada durante todo o procedimento, por meio do uso de equipamento específico para esta finalidade (mais informações sobre este processo, logo abaixo).
Ar extremamente frio, soprado por um compressor, auxilia na analgesia da pele em procedimentos de tratamentos a laser.
Como funciona a refrigeração: o equipamento produz ar extremamente frio (-35°C ~ -10°C) soprado por um compressor de alto fluxo que, em contato com a superfície da pele, produz uma analgesia temporária. Diferentemente de outros métodos como resfriamento de contato, spray criogênico ou sacos de gelo, esse sistema constuma ser mais higiênico. A tecnologia pode esfriar a pele antes, durante e depois que a energia do laser foi aplicada, não interferindo na realização do procedimento. Vale ressaltar que, tendo o CO2 afinidade com água, a pele precisa estar seca durante o procedimento.
Redução de eritema: o ar frio diminui a ocorrência do eritema causado pela aplicação do laser, garantindo ao médico e ao paciente, maior segurança durante e após o tratamento.
Ao final de uma sessão de tratamento facial, um creme específico reestruturador da pele, pós-laser, é aplicado no local e uma máscara de hidrogel é colocada na face por alguns minutos. Esta máscara, por sua vez, libera ativos e nutrientes da matriz de hidrogel para a camada epidermal da pele.
Em torno de apenas cinco a sete dias após o procedimento, a pele já se recupera do edema, do vermelhidão e das pequenas crostas que irão se formar logo após o procedimento.
Cuidados após a aplicação de CO2 Fracionado devem ser rigorosamente observados e seguidos pelo paciente, de acordo com as orientações médicas.
O paciente deve estar devidamente informado pelo médico, em consulta de avaliação, quanto ao tratamento e seus riscos. Antes de se submeter ao tratamento, o paciente, ciente de todo o passo a passo, de todo o processo do tratamento, deve assinar um termo padrão de consentimento informado. Fotografias são feitas, da região a ser tratada, antes do início do tratamento para posterior controle.
Veja mais sobre os Cuidados Após o CO2 Fracionado.